Muitos empreendedores têm grande dificuldade para entrevistar candidatos para trabalhar em suas empresas e tendem a focar apenas no currículo do profissional ignorando dados importantes como o histórico de vida e os valores da pessoa.

Um bom currículo, às vezes, mascara sérios problemas: a pessoa tem talento para a função, boa formação técnica mas, tem dificuldade em cumprir horários, ou trabalha mal em grupo, ou é procrastinadora, ou é desagregadora e já foi demitida algumas vezes por causa dessas más atitudes.

Portanto, sugiro que o entrevistador analise também o passado do candidato. Todo mundo sem exceção deixa um rastro durante a vida e esse histórico mostra uma clara tendência futura. A personalidade de um adulto é relativamente estável e uma entrevista cuidadosa mostrará importantes aspectos do estilo de ser de qualquer indivíduo.

Seguem 10 perguntas, que junto com a análise detalhada das habilidades técnicas (que estarão no currículo) servirão para conhecer o “rastro” da pessoa.

1- Resuma a história de sua vida dos 12 anos até o momento.

2- Qual foi seu emprego mais chato? Explique.

3- E o mais interessante? Por quê?

4- Quais foram seus 3 piores erros profissionais?

5- Quais foram seus 3 maiores sucessos profissionais?

6- Quais são seus 3 pontos mais fortes?

7- Quais são seus 3 pontos mais fracos?

8- O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?

9- Quais são seus planos profissionais para os próximos 10 anos?

10- O que a empresa ganharia contratando você?

 

http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/10-perguntas-essenciais-ao-entrevistar-um-futuro-funcionario

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.