Sabemos que o autoconhecimento é um fator fundamental na vida das pessoas.

Quanto mais nos conhecemos, maiores também são as chances de sabermos quais são os nossos desejos, vontades, bem como insatisfações, angústias ou tristezas.

De acordo com o livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, do consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, muita gente está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional. E isso, justamente por não terem a certeza de estarem no lugar mais adequado.

Engana-se quem pensa que esta é uma demanda exclusiva de jovens em início de sua vida profissional. Para Eduardo Ferraz, isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira. E a principal causa da insatisfação profissional é que as pessoas se autoconhecem pouco, afirma o consultor.

Por não conhecerem sua personalidade a fundo, muita gente se sente tateando no escuro quanto à carreira. E para ser a pessoa certa no lugar certo é preciso aprimorar seu autoconhecimento e, com isso, saber escolher profissões, cargos ou atividades compatíveis com sua personalidade, esclarece Eduardo Ferraz.

Segundo o consultor, antes de mudar qualquer aspecto em sua profissão, ou de seguir uma nova direção, a pessoa precisa analisar dois pontos fundamentais: conhecer seus pontos fortes para aproveitá-los ao máximo, além de ter consciência de seus pontos limitantes para, então, ajustá-los.

Para isso, o profissional precisa entender o que é possível mudar e o que deve ser aceito para usar sua energia, bem como obter o melhor de si, finaliza o consultor Eduardo Ferraz.

http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/carreira/5-dicas-para-desenvolver-o-autoconhecimento#image=1

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *