Para atingir a alta performance é preciso reunir talento, prática deliberada, dedicação e disciplina

Cada vez mais profissionais estrangeiros, têm desembarcado no Brasil atraídos pela oferta de bons empregos e salários. Segundo o Ministério do Trabalho, o número de autorizações de trabalho subiu de 43 mil, em 2009, para 70 mil, em 2011 – em 1990 não passavam de 3.000 por ano. Desses novos imigrantes, mais da metade possui curso superior completo.

O que explica essa atratividade, além das crises econômicas que muitas dessas nações têm enfrentado são as perspectivas de crescimento de nosso país, mas, sem dúvida, é a enorme falta de mão de obra qualificada no Brasil o que faz com que as empresas ofereçam oportunidades excelentes capazes de atrair até quem está do outro lado do mundo. Entende-se por mão de obra qualificada, profissionais que tenham curso superior, pós-graduação, mas principalmente habilidades técnicas para trabalhar imediatamente. As dificuldades com o idioma acabam sendo secundárias.

Enquanto isso, os profissionais brasileiros também precisam estar atentos a esse momento positivo do mercado para surfar nessa onda de boas oportunidades, já que há uma enorme necessidade de melhorar a infraestrutura (portos, aeroportos, estradas, construção civil, exploração do pré-sal, etc.). Como vencer a concorrência estrangeira? A resposta é simples. Você precisa investir em seus pontos fortes, adquirir conhecimentos técnicos e obter a excelência em seu campo de atuação.

Para atingir a alta performance é preciso reunir talento, prática deliberada, dedicação e disciplina. Talento é uma aptidão natural para obter um desempenho melhor do que a maioria das pessoas. Prática deliberada é aquilo que se faz, especificamente, para aprimorar esse talento. Dedicação tem a ver com procura de treinamentos, o esforço consistente para aprender, e a disciplina para colocar o que foi aprendido na prática. Ser referência em qualquer área de atuação não costuma ser atividade animada e divertida. Trabalhar, estudar e se preparar 50% a mais do que a média das pessoas exige esforço, mas poupa muito tempo e é um atalho para o sucesso profissional.

No entanto, vale dizer que a prática deliberada não funciona em qualquer tarefa. Não adianta investir anos naquilo que a pessoa não gosta, ou não tenha aptidão. Esforço sem talento, ou talento sem esforço não geram resultados consistentes. Isso vale para qualquer atividade na qual se queira atingir resultados consistentemente acima da média. O profissional com talento e super treinado, sempre produz mais e não tem medo da competição nem de estrangeiros nem de outros brasileiros.

Eduardo Ferraz – Consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente.

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/estrangeiros-bem-qualificados-e-em-busca-de-emprego-voce-esta-pronto-para-concorrer-com-eles/63934/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.