Do ponto de vista das empresas, a falta de mão de obra qualificada acaba sendo um grave limitador para seu crescimento

Uma pesquisa internacional, divulgada recentemente pela CarrerBuilder, revelou que o Brasil é o país onde as empresas mais devem contratar em 2013. Isso acontece em um contexto em que a taxa de desemprego gira em torno de 5%, a mais baixa desde que se começou a se analisar esse índice, o que demonstra que vivemos um momento de pleno emprego.

Isso cria não só uma situação extremamente difícil para as empresas que não estão conseguindo recrutar mão de obra qualificada, mas um quadro muito favorável para os profissionais com bons currículos.

Os motivos são complexos e começam com uma educação de base deficiente, com muitos alunos saindo das escolas, por exemplo, sem saber escrever e interpretar um texto adequadamente. O mercado, por sua vez, necessita de pessoas cada vez mais bem preparadas, o que gera oportunidades de trabalho excelentes, mas pouca gente apta a assumi-las.

Obviamente leva uma enorme vantagem quem, além de uma formação escolar consistente, continuou estudando e se aprimorando, pois está encontrando as melhores vagas, já que nunca foi tão fácil mudar de emprego.

Do ponto de vista das empresas, a falta de mão de obra qualificada acaba sendo um grave limitador para seu crescimento. Como solução, algumas dessas empresas, além de buscar pessoas no mercado, estão selecionando estudantes no primeiro ano de faculdade em áreas como engenharia civil, por exemplo, fornecendo estágios e treinamentos, para depois efetivá-los com ótimos salários. Significa que muitas empresas acabam complementando a qualificação que falta aos profissionais.

Com todo esse quadro, os profissionais brasileiros têm ótimas opções para aproveitar as grandes oportunidades que essa escassez está proporcionando. Se já é bem qualificado, pode escolher onde trabalhar.  Pode também investir por conta própria em seu aprimoramento ou aproveitar vagas em regiões onde a demanda é ainda maior. Se em sua cidade não há muitas oportunidades para sua área profissional, procure opções em outras cidades ou estados que estejam contratando massivamente.

Os grandes eventos esportivos, o mercado de gás e petróleo, assim como as muitas obras de infraestrutura em várias regiões do Brasil são alguns exemplos de situações que estão gerando enorme demanda por trabalhadores em diferentes especialidades, com a vantagem de que, além de receberem melhores salários, poderem ser intensamente treinados pelas empresas.

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/qualificacao-o-desafio-do-mercado-de-trabalho-brasileiro/73226/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.