Excesso de informação pode prejudicar sua carreira

Consultor em Gestão de Pessoas diz que acabou a era do generalista; o importante é manter o foco

O excesso de informações recebidas pela Internet, rádio, TV, entre outros canais, que deveria ser algo positivo, pode se tornar prejudicial, principalmente, com relação à carreira. Nessas horas, na dúvida do que fazer, em que curso investir, mudar ou não de emprego, é preciso ter foco e se aprofundar naquilo que mais interessa a você.

Confira abaixo o artigo de Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e autor do livro “Por que a gente é do jeito que a gente é?”:

Todos nós estamos cada vez mais expostos a um alto nível de estresse provocado pelo excesso de informação por meio dos meios de comunicação tradicionais, digitais ou até mesmo com quem lidamos no cotidiano. Vivemos um verdadeiro bombardeio de informações, e nem todos sabem lidar com isso.

O conhecimento humano está aumentando muito rapidamente. Há alguns anos, o professor Stephen Kanitz escreveu o seguinte comentário em um artigo: “(…) embora, coletivamente o mundo esteja ficando mais inteligente, individualmente estamos ficando cada vez mais burros”.

Quem lê bastante talvez consiga ler cerca de dois mil livros durante a vida, o que já significa muita informação. Mas isso é uma gota no oceano se comparado aos mais de 50 milhões de livros catalogados ou às bilhões de páginas na Internet. Como, então, decidir o que selecionar nessa quantidade absurda de informações?

O ideal seria se especializar em algo útil e saber muito sobre esse assunto. Acabou a era do generalista – aquele que sabe um pouco de tudo, mas não sabe muito sobre nada.

Para aperfeiçoar seus talentos, você terá que, deliberadamente, ignorar milhões de informações para se concentrar onde você é melhor, a ponto de se tornar referência em seu campo de atuação. Procure ler ou estudar informações produzidas por pessoas que tenham autoridade – teórica e prática – comprovada sobre o tema que abordam. Cuidado para não encher seu cofre de chumbo achando que é ouro.

Não fique mudando de emprego, entrando e saindo de cursos universitários, fazendo qualquer treinamento ou seguindo as orientações do primeiro guru que apareça pela frente.

Tenha foco. Especialize-se nas áreas onde você é naturalmente talentoso e se aprofunde em assuntos onde possa fazer a diferença.

Clique AQUI para ver a publicação no site.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.