Qual é a melhor maneira de se aperfeiçoar o desempenho na empresa, mas sem parecer que está “passando por cima” dos colegas de trabalho?

Eu gostaria de ter uma “fórmula mágica”, para melhorar o desempenho, mas em minha opinião, infelizmente, ela não existe. Pode parecer óbvia, mas minha análise é bastante simples: se você se esforça, estuda e trabalha na média das pessoas de seu ramo de atividade, receberá na média anual o mesmo que elas. Se fizer menos, será remunerado, abaixo da média e se mais, acima. É simples assim, não existe milagre, mas há maneiras de acelerar o processo.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][hozbreak]

Sendo assim, qual é a melhor maneira de lidar com aquele colega que sente ter o cargo ameaçado por você e, por isso, tenta “puxar o seu tapete” antes que isso aconteça?

A defesa do incompetente é a fofoca. Se você produzir mais do que ele de maneira ética, esse será seu grande “seguro desemprego”.

[hozbreak]

E se o profissional se propõe a fazer mais do que o mínimo exigido, mas não é reconhecido pelo seu chefe?

Mude de emprego. Uma empresa que não reconhece o mérito das pessoas diferenciadas não merece tê-las. Não faltarão oportunidades para pessoas acima da média.

[hozbreak]

Como proceder no caso de não ver possibilidades de conquistar um cargo melhor? Talvez seja a hora de procurar por um novo emprego?

Com certeza! Quem fica parado é poste.

[hozbreak]

Você tem ideias inovadoras, mas a empresa para a qual trabalha não sabe aproveitar o seu talento. Como fazer para ser “notado”, porém sem parecer invasivo demais?

Pessoas talentosas são naturalmente inquietas e querem espaço. Se você for um deles, não tenha medo de se expor, trabalhar a mais, e principalmente mostrar resultados. Isso pode gerar algum ciúme, mas é um efeito colateral que é quase impossível de ser evitado. Siga em frente.

[hozbreak]

Como saber qual é o momento certo para pedir um aumento salarial?

Quando você puder provar (de preferência com números) que você está produzindo acima do que foi esperado de forma consistente nos últimos seis meses e que um aumento de salário o motivará a produzir ainda mais.

[hozbreak]

O que é preciso observar para saber se está ou não na zona de conforto?

Compare seu desempenho não só com os colegas de empresa, mas também com o de outras empresas de seu ramo de atividade. Se você estiver produzindo na média é sinal amarelo, abaixo sinal vermelho: você entrou na zona de conforto.

[hozbreak]

 

Por fim, quais são os passos fundamentais para conseguir alavancar a carreira?

O principal fundamento é investir no autoconhecimento. A personalidade em um adulto muda pouco. Imagine que o seu “jeitão de ser” é um prédio: a estrutura será sempre a mesma, mas você pode mudar o acabamento (decoração, móveis, pintura) quantas vezes quiser e puder. As pergunta que lhe faço é: você conhece bem sua personalidade? Você sabe o que quer e o que não quer da vida? Se não sabe, não adianta ficar mudando de faculdade, de namorada, de empresa, de cidade e de amigos. Descubra primeiro, as suas qualidades e defeitos, pontos fortes e limitantes, o que você adora e o que você odeia fazer. Perceba quais são os seus principais talentos, e invista neles, pois fazem parte de sua estrutura e ainda podem ser melhorados (acabamento).

Se você sabe o que quer, sabe o que faz de melhor, e gosta do que faz, enxergará oportunidades que antes passariam despercebidas. Seus recursos de tempo e dinheiro serão muito melhor utilizados e você conseguirá se posicionar no lugar certo, produzindo mais, e com muito mais qualidade. Se você quer alavancar sua carreira:

1- Conheça-se bem

2- Invista em seus talentos

3- Melhore seus pontos limitantes

4- Estude, se esforce e trabalhe mais que a média

Siga estes 4 pontos e haverá uma enorme probabilidade de você ser bem sucedido em sua vida como um todo!

 [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *