Publicado em: 07/09/09

Todos os anos no Brasil há um verdadeiro ‘exército’ lutando por uma vaga nas universidades. Além da angústia da competição que em muitos casos é enorme, muitos perdem tempo e energia por não saber exatamente qual curso escolher. O que fazer? E o medo de errar na escolha do curso?

Para os jovens que faço aconselhamento de carreira, passo a orientação que eu mesmo gostaria de ter recebido antes de entrar na Universidade. Naquela época eu fiz o curso de Agronomia na UFPR. Hoje, com 45 anos de idade posso afirmar que me dou muito bem trabalhando na área de Gestão de Pessoas – atividade que exerço há mais de 20 anos em todo o país e que não tem quase nada a ver com Agronomia.

Com esta experiência, posso afirmar que mais da metade das pessoas com as quais trabalho ou trabalhei começaram em uma carreira e mudaram para outra diferente da que cursaram na graduação, às vezes mais de uma vez.

Seria uma grande vantagem cursar uma faculdade que você certeza estar relacionada à Carreira de seus sonhos, mas a minoria tem certeza.

Dois fatores serão determinantes para se alcançar o sucesso profissional: o primeiro é o talento. Em algum lugar eu ouvi a seguinte definição: “Talento é aquilo que os outros acham que você faz melhor que os outros”. Por isto faça uma lista do que você mais gosta de fazer e outra daquilo que não gosta. Fique atento àquelas características de personalidade que as pessoas admiram em você. Serão bons indicativos. O segundo ponto é trabalhar e estudar muito mais do que a média das pessoas. Sinto muito, não há atalhos!

Partindo desta premissa, você conseguirá eliminar os cursos que não gostaria de fazer de jeito algum, depois faça a lista dos que não têm certeza, mas acha interessante. Por última faça a lista dos que o atraem. Vai sobrar pouca coisa, ótimo!

Dentro da lista que sobrou decida por aquele que você tem maiores chances de colocar seus pontos fortes em ação, pois são eles que darão o ‘empurrão’ na direção daquilo que você faz de melhor. O esforço e a dedicação farão o resto.

Se ainda assim continuar em dúvida não opte por uma profissão muito específica como Medicina, Odontologia, Geologia, Matemática, Arquitetura, não arrisque!

Neste caso, opte por um curso que lhe permita amadurecer durante ou até alguns anos após ter se formado. Cursos que propiciem o aumento de sua cultura geral e que ao mesmo tempo permitam muitas opções de escolha de estágios (que é onde você vai ter uma idéia mais clara de como funciona a profissão), como por exemplo: administração de empresas, economia, sociologia, comunicação social, entre outros.

Se sua empresa o ajudar de alguma maneira a estudar ou voltar a estudar, agarre esta chance e não solte. A maioria das empresas prefere contratar gente que já venha “pronta”. Sem estudo suas chances de crescimento profissional ficam muito, mas muito limitadas.

Resumindo, para se ter sucesso na vida profissional eu só conheço dois caminhos:

1-   Descobrir o talento para a área em que se quer atuar;

2-   Trabalhar e estudar muito mais do que a média das pessoas, naquilo que somos talentosos.

Por isto, não fique tão angustiado, a maioria de seus “concorrentes” também está em dúvida. Pare um pouco e analise as opções! Não escolha o curso da moda, escolha o que lhe dará mais chances de se destacar.  É complicado ouvir, mas é verdade: O sucesso será a soma de várias decisões acertadas durante a vida.

Acertar o curso e estudar bastante é só uma delas, boa escolha!

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_button url=”http://pactive.com.br/wp-content/uploads/2011/03/curso.pdf” target=”_blank” color=”red” ]Texto em PDF[/fusion_button] [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *